Fundação / Aterros

Fundação/Aterro Ultra-leves para Rodovias

Aterro sobre solo mole com blocos de EPS (Isopor®)
Um dos problemas críticos com geotecnia é obter um traçado geométrico com elevação da cota ou ampliação do plano utilizável com capacidade de suporte sobre solos moles.
Os esforços introduzidos no sentido vertical e horizontal, devido a sobrecarga de aterros nestas situações, implicam intervenções trabalhosas.
As técnicas de intervenções podem ser através de Recursos Naturais onde se aplica o rebeneficiamento ou compactações bastante trabalhosas e consequentemente onerosas.
Um recurso externo que tem se mostrado como ótima solução técnica para engenharia e com maior economia é a utilização do reforço com geossitéticos (Blocos de EPS StyroEME).
Devido à propriedade específica do EPS, de baixo peso específico (cerca de 1% do peso específico do solo) e boa resistência mecânica (aproximadamente igual à de um solo perfeitamente compactado), a utilização do EPS proporciona a redução de pesos específico do conjunto maciço para cerca de 1%, mantendo as resistências mecânicas igual ou superiores à de um solo compactado, com os seguintes benefícios:

Principais Vantagens na Utilização do EPS
• Diminuição da sobrecarga para 1%.
• Material Isótropo.
• Elimina a possibilidade de lavagem de finos pela água.
• Volumes já compactados com controles industriais.
• Facilidade, controle e rapidez na obra.
eps para fundação
Aplicação com Blocos de EPS
A aplicação é muito fácil, basta distribuir as camadas de Blocos em EPS, cobrir com filme Pead, colocar uma tela metálica, aplicar o concreto com espessura aproximada de 10cm, sob o concreto colocar brita graduada simples e por fim aplicar o asfalto.

Comparativo placa de EPS x Madeira
eps aterros ultra leves

eps aterros para rodovas